Macre Engenharia e Consultoria oferece os serviços de Inspeção Predial, Laudos de Engenharia, Laudos de Infiltração, Inspeção de Piscinas, Laudo de Estabilidade e Segurança, Regularização imobiliária, Vistoria Cautelar de Vizinhança e muito mais.

Engenharia Condominial

Cuidando do seu patrimônio imobiliário.

A Engenharia Condominial é uma atividade técnica realizada principalmente por engenheiros civis, que buscar esclarecer as informações técnicas para todos os envolvidos nos assuntos de obras, reformas e manutenção do condomínio.

Um dos principais benefícios que os serviços de Engenharia Condominial pode trazer é contratação de serviços em ordem de prioridade de execução, a contratação de empresas especializadas por meio de supervisão de um profissional técnico, o acompanhamento especializado de obras e reformas, tudo isso com maior segurança para a edificação.

Para um sindico ter tranquilidade e não correr riscos por imprudência em suas decisões, acarretando responsabilidade civil, assim como segurança e economia para os condôminos, contar com uma equipe técnica de engenharia condominial auxiliando nas suas decisões, prestando assessoria técnica e orientações na área de engenharia é de suma importância.

Como consertar infiltrações em lajes

Um dos principais problemas em edificações são as infitrações, que causam diversas outras manifestações patológicas. Com uma equipe de Engenharia Condominial a sua disposição esses problemas podem ser mitigados ponto a ponto.

A Macre Engenharia vem há 4 anos oferecendo serviços de Engenharia Condominial personalizado para síndicos e administradoras, com significativos resultados para condôminos e síndicos e garantindo a segurança das edificações.

As prestações de serviços ocorrem por um valor fixo mensal ou contratação por demanda de serviço técnico de assessoria ao condomínio, nas questões referentes a acompanhamento de obras, elaboração de laudos técnicos, problemas com infiltrações, elaboração de termo de referência, contratações de empresas terceirizadas, gestão de reformas e serviços de manutenção no condomínio.

O Engenheiro preposto pelo condomínio, muitas vezes se torna o responsável pela inspeção predial, análise, fiscalização de obras nas unidades autônomas e acompanhamento de contratos de manutenção. Cabe a ele também elaborar o planejamento de previsões orçamentárias relacionadas a gastos e investimentos com obras (termo de referência), além de garantir a tranquilidade dos gestores em temas da Engenharia Condominial.

Nossos Principais Serviços

Inspeção Predial

A Inspeção Predial é uma análise sistêmica do estado físico das edificações, elaborada por profissionais das áreas de engenharia ou arquitetura.

Inspeção de Piscina

A inspeção de piscina se tornou um serviço de extrema importância nos últimos anos, devido ser uma estrutura composta por diversos...

Laudo de Patologias

O objetivo desse laudo é identificar as manifestações patológicas existentes, bem como classificar o risco de cada uma delas ...

Mais Serviços

Inspeção Predial

A Inspeção Predial é uma análise sistêmica do estado físico das edificações, elaborada por profissionais das áreas de engenharia ou arquitetura.
A inspeção pode ser uni disciplinar, quando envolve somente uma disciplina da engenharia, ou multidisciplinar quando profissionais de diferentes especialidades se juntam para dar seu parecerem em diferentes áreas.
O principal objetivo é verificar qual é a real situação da construção e apontar as falhas e perigos a eminentes, sendo o resultado manter a vida útil, criar um plano de manutenção, mitigar riscos de colapsos, etc.
Para nortear as inspeções e definir os conceitos de uma inspeção predial, a Macre Engenharia e Consultoria se baseia na NBR 16.747/2020 – Inspeção Predial e na Norma de Inspeção Predial do IBAPE, sendo que em alguns municípios a inspeção predial periódica é prevista em lei.
A inspeção predial irá avaliar a edificação parcialmente ou integralmente, dependendo da necessidade de cada cliente, avaliando os sistemas de instalações hidráulicas e elétricas, elementos estruturais, impermeabilização, revestimentos, elevadores, coberturas, telhados, equipamentos de combate a incêndio, sistema de proteção contra descargas elétricas, geradores, etc.

Inspeção de Quadros Elétricos

A inspeção em quadros elétricos é realizada para certificar se todas as conexões estão ligadas corretamente, se as cargas estão adequadas e se atende as normas exigidas pelos órgãos vigentes. O uso de componentes inadequados pode provocar acidentes e apagões, com parada de produção e grande prejuízo.

Após a relização da inspeção, é emitido um laudo onde indica a necessidade ou não de adequações. Esse certificado, é feito por profissionais habilitados e especializados e acompanha a anotação de responsabilidade técnica.

Todo o trabalho, é feito com o foco em resultados de qualidade e segurança ao final do processo, com uso de equipamentos e materiais de segurança.

Inspeção de Telhado

A inspeção de telhado tem como principal objetivo apontar as manifestações patológicas e anomalias construtivas de uma cobertura.
Se torna um serviço específico da Engenharia Condominial por ser um local de acesso restrito e seu grau de risco elevado, devendo as equipes de execução deste serviço estarem habilitadas e treinadas para trabalhos em altura, manuseio de equipamentos de segurança, a empresa trabalhar com equipamentos apropriados para acesso em telhados, e uma equipe mínima de um engenheiro civil e um engenheiro de segurança do trabalho.
O ideal é que esse tipo de inspeção seja feito anualmente a fim de analisar se a estrutura está adequada, se existem telhas quebradas ou fora do lugar, entre outros problemas antes que a cobertura fique comprometida.
A inspeção em coberturas e telhados é de extrema importância, porque este elemento fica exposto a chuva, raios solares, ventos (que muitas vezes são fortes) variações de temperatura, poeira, intempéries e dejetos. Além disso, sua estrutura também sofre com essas exposições, podendo resultar em infiltrações, goteiras, vazamentos, apodrecimento da estrutura, desnivelamento e até comprometer a segurança da edificação e dos usuários.
Por se tratar de um local de acesso restrito a manutenção periódica é muito importante pois diversos danos ao telhado, como rachaduras e deslocamentos nas telhas, entupimento das calhas, ataque de cupins na estrutura de madeira e falha de posicionamento da mesma, podem ser reduzidos ou, até mesmo, evitados, prolongando a vida útil do telhado e, consequentemente, da edificação também.
A inspeção do telhado visa contemplar as informações de águas-furtadas, tipo de estrutura, acessos, sistemas de segurança, chaminés, grilos, calhas e quaisquer pontos intermitentes que precisem de atenção especial.
Para inspeções em telhados mais antigos ou que ofereçam risco ao inspetor, a Macre Engenharia faz a utilização de equipamentos especiais como Drones para identificar os pontos de atenção.

Ed. Solar dos Manacás

Vila Mariana - SP

Manual de Uso, Operação e Manutenção de Edificações

O Manual de Uso, Operação e Manutenção é o conjunto de informações técnicas geradas durante o processo de projeto e execução que são sistematizadas em forma de manual (NBR 14037:2011).

A norma diz que, o conteúdo deste manual tem como objetivo esclarecer dúvidas relativas às etapas de conservação, uso e manutenção através de informações sistematizadas geradas nas etapas de projeto e execução da edificação.

A entrega dos manuais, tanto do proprietário como do síndico, quando houver, tem a função de esclarecer que a vida útil de uma edificação está ligada não somente aos fatores relacionados às etapas anteriores à entrega da obra, mas, também, ao correto uso e manutenção, em especial a manutenção preventiva.

Logo, é importante realizar esforços conjuntos para implantar a cultura de cuidados preventivos e substituir a atual cultura de apenas reparar os problemas (SIMÃO, 2014). No tocante à realização de atividades de manutenção de desempenho entregue pela construtora, conforme NBR 5674:2012, e de explicar as condições de uso da edificação; recomendam-se ações para prevenir a ocorrência de falhas ou acidentes decorrentes de uso inadequado da edificação juntamente com ações que contribuam para que o imóvel tenha pequenas e constantes melhorias de desempenho e aumente o seu período de utilização de forma segura.

Na Engenharia Condominial, quando ocorre uma obra de ampliação ou que altere as características da edificação, o Manual de Uso e Operação deve ser alterado, contemplando as informações da nova edificação.

Como consertar infiltrações em lajes

Laudo de Infiltrações

Laudo técnico de infiltração detalha as anomalias existentes, após ensaios termográficos, endoscopia e por scaner de parede, permitindo a verificação do estado de conservação da edificação e indicando as origens patológicas de todos os pontos de infiltração da edificação, permitindo a indicação da solução e constatar as causas de uma determinada infiltração. Este laudo atesta a estanqueidade do sistema hidráulico de condomínios, edifícios, residências e empresas em geral.

O objetivo é registrar e diagnosticar os danos causados por infiltrações e sua origem (se é proveniente do vizinho, da fachada, do telhado, falhas em sistemas de impermeabilização, dimensionamento de calhas, etc) incluindo as nossas recomendações técnicas e passo a passo de como executar o reparo para determinados casos. Os procedimentos Técnicos consistem em Perícia Técnica com Equipamentos apropriados de Peritagem, Elaboração de Laudo/Parecer Técnico, Relatório Fotográfico e a Emissão de ART de Engenheiro Responsável.

O Laudo de Entrega de Obra

É um documento que atesta o devido recebimento do imóvel por parte do contratante.

Com o objetivo de auxiliar as construtoras no momento da entrega e garantir o atendimento a seus consumidores. Assim, o laudo é um instrumento muito útil para ambas as partes, pois estabelece as obrigações de cada um dos envolvidos. Portanto, o laudo é de suma importância para proteger a construtora de reclamações ilegítimas, quando comprova que a obra foi entregue nas condições satisfatórias.

O Laudo de Entrega de Obra deve ser contratado antes do início do uso da edificação. É cada vez mais comum o construtor entregar empreendimentos onde alguns ou vários sistemas e componentes construtivos estejam em desacordo com as normas técnicas vigentes, leis estaduais e municipais. Na grande maioria das vezes, essas não conformidades, passam despercebidas pelos proprietários, gerando graves consequências aos seus usuários e desvalorização do patrimônio. 

Dessa forma, o laudo de recebimento é um documento que comprova a real situação que a construtora está entregando a obra e assim ter embasamento técnico para solicitar que as devidas correções sejam executadas.

Manual do Proprietário

O manual do proprietário é um documento que contém informações importantes sobre o imóvel adquirido por um determinado cliente. Informações como infraestrutura, localização e área, bem como os materiais utilizados e as técnicas adotadas durante a sua construção estão presente no manual.

Nele, são apresentadas as garantias previstas, além de dicas de manutenção da estrutura, a fim de que não ocorram transtornos por eventuais reformas incorretas e/ou usos indevidos do local. Por meio de um bom manual do proprietário, a construtora pode informar quais são os direitos e obrigações de quem adquiriu o imóvel.

Discorrendo claramente sobre as atitudes que podem acarretar na perda de garantia ou até em riscos para as instalações. O material ainda traz dicas úteis sobre como lidar com situações do dia a dia. Pode descrever, por exemplo, o melhor padrão de furos nas paredes para instalação de móveis e eletros, como consertar uma torneira com vazamento, entre outras questões.

O manual do proprietário nada mais é do que um guia completo de cuidados com um imóvel. Para que práticas inadequadas, como certos tipos de reformas ou manutenções, sejam evitadas e não causem transtornos.

Ed. Windsor

Mooca - SP

Termo de Referência de Preços

É um o documento em que o requisitante (condomínio) esclarece de forma analítica aquilo que realmente precisa, trazendo a definição do objeto e elementos necessários à sua perfeita contratação e execução. É um instrumento de suma importância na contratação de empresas que irão executar grandes obras na edificação, sendo elaborado a partir de estudos técnicos preliminares e devendo reunir os elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado para caracterizar o objeto, bem como as condições da contratação.

Para a apresentação de um bom termo de referência é necessário a contratante ter em mão.

Projetos executivos;

Projetos Arquitetônicos;

Descritivo de Materiais;

Lista de Materiais.

Implantação do Plano de Reforma

O plano de reforma é uma descrição do passo a passo da obra que será realizada. Isso significa detalhamento das intervenções, materiais a serem utilizados, recursos técnicos, humanos e financeiros e outras especificações. É preciso também ter um cronograma da obra e os projetos relativos a ela (estrutural, arquitetônico, hidráulico, elétrico e outras instalações).

Juntamente com o plano de reforma de apartamento, o condômino deve apresentar o plano de obra embasado em laudo técnico, chamado de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). Esses documentos são assinados, respectivamente, pelo engenheiro ou arquiteto que acompanhará a obra, e assegura o síndico quanto à obra executada, frente a outros moradores do condomínio e possíveis danos.

A Norma de Reformas da ABNT (NBR 16.280:20) estabelece as etapas de obras de reformas e lista os requisitos para antes, durante e depois de uma reforma em um prédio ou em uma unidade. Toda obra de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno precisa ser submetida à análise da construtora/incorporadora e do projetista, dentro do prazo decadencial (a partir do qual vence a garantia). Após este prazo, exige laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto e urbanista e autorização expressa do proprietário. A norma afasta definitivamente o chamado o faz-tudo, o curioso ou o amador – e privilegia a boa técnica.

Ed. Agulhas Negras

Anália Franco - SP

Cursos de Capacitação para Síndicos

Plano de Reforma – Aprenda como realizar a gestão de obras dentro do seu condomínio, quando é necessário solicitar o plano de reforma, quando é necessário paralisar uma obra, quais documentações solicitar às equipes terceirizadas, etc.

Solicite aqui seu orçamento

Solicite aqui seu orçamento

Visite o nosso site

Contatos

Copyrights © 2022. Todos os direitos reservados

Laudo de Manifestações Patológicas

O laudo de manifestações patológicas é quando existe alguma anomalia na edificação.

O objetivo desse laudo é identificar as manifestações patológicas existentes, bem como classificar o risco de cada uma delas e realizar recomendações de tratamento segundo Normas e boas práticas construtivas. Essa identificação pode ser realizada de forma visual ou acompanhada de ensaios tecnológicos.

Esse serviço pode ser solicitado em diversas situações como, por exemplo:

1. Para atestar a segurança da edificação;

2. Para verificar os direitos de garantia com a construtora, entendendo de quem é a responsabilidade de realizar a correta manutenção dessas anomalias;

3. Para que o Engenheiro Responsável possa indicar o melhor tratamento para a manifestação patológica existente;

4. Para embasamento e complementação de ações judiciais que envolvem este tipo de situação;

5. Infiltrações recorrentes.

Converse conosco!
1
Olá, precisa de ajuda?
Olá, sou o Engenheiro Márcio e estou aqui para te ajudar.

Clique abaixo e fale diretamente comigo.