INSPEÇÃO PREDIAL

O laudo de inspeção predial é exigido conforme a NORMA DE INSPEÇÃO PREDIAL IBAPE/SP - 2011. Este serviço tem como definição a avaliação isolada ou combinada das condições técnicas, de uso e de manutenção da edificação, ou seja, é uma avaliação criteriosa da edificação que tem por objetivo fazer um levantamento de todos os elementos que compõe a edificação. avaliar sua condiçõe e classificá-los. A inspeção predial pode ser obrigatória em alguns municípios e tem prazo de validade de acordo com a idade da edificação.

A classificação das condições dos elementos são divididas em:

 

CRÍTICO: Pode provocar danos contra a saúde e segurança das pessoas e/ou meio ambiente, perda excessiva de desempenho causando possíveis paralisações, aumento de custo, comprometimento sensível de vida útil e desvalorização acentuada.

 

REGULAR: Pode provocar a perda de funcionalidade sem prejuízo à operação direta de sistemas, perda pontual de desempenho (possibilidade de recuperação), deterioração precoce e pequena desvalorização.

 

MÍNIMO: Pode causar pequenos prejuízos à estética ou atividade programável e planejada, sem incidência ou sem a probabilidade de ocorrência dos riscos críticos e regulares, além de baixo ou nenhum comprometimento do valor imobiliário.

 

As inspeções devem ser realizadas por profissionais habilitados e capacitados para os serviços e registrados no CREA ou CAU. As inspeções também podem ser multidisciplinares, ou seja, podem envoler mais de uma área técnica no decorrer dos trabalhos.

NÍVEIS DA INSPEÇÃO PREDIAL

 

As inspeções também são separadas por níveis, podendo assim o cliente poder contratar desde um serviço mais simples até um com nível de detalhamento maior. Os níveis são separados da seguinte forma:

 

NÍVEL 1
Identificação das anomalias e falhas aparentes, elaborada por profissional habilitado.


NÍVEL 2
Vistoria para a identificação de anomalias e falhas aparentes eventualmente identificadas com o auxilio de equipamentos e/ou aparelhos, bem como análises de documentos técnicos específicos, consoante à complexidade dos sistemas construtivos existentes. Inspeção Predial nesse nível é elaborada por profissionais habilitados em uma ou mais especialidades.

 

NÍVEL 3
Equivalente aos parâmetros definidos para a inspeção de NÍVEL 2, acrescida de auditoria técnica conjunta ou isolada de aspectos técnicos, de uso ou de manutenção predial empregada no empreendimento, além de orientações para a melhoria e ajuste dos procedimentos existentes no plano de manutenção.

 

Entre em contato conosco e solicite um orçamento

Meu título conteúdo da página