VISTORIA LOCATIVA

O laudo de vistoria locativa é um instrumento anexo ao contrato de locação, sua diligência precede a ocupação do imóvel alugado e deve ser validada pelo proprietário ou responsável legal do imóvel. A vistoria locativa deverá ser utilizada também no fim do contrato, servindo de comparação com os estados no período de ocupação e desocupação do imóvel, devendo ser restituído ao locador qualquer divergÇencia apontada na vistoria.

QUAL O OBEJETIVO DESTE SERVIÇO

O objetivo da vistoria imobiliária locativa, como também é chamada, é evitar possíveis desentendimentos entre as partes (locador e locatário), garantindo ao locador a restituição do seu imóvel nas mesmas condições em que foi disponibilizado para o locador e proporcionar condições justas ao locatário para resolução de quaisquer divergências identificadas.

 

QUEM É O RESPONSÁVEL POR FISCALIZAR

A vistoria deve ser realizada por profissional capacitado e legalmente habilitado (engenheiro civil ou arquiteto), seguindo normativas técnicas, visando garantir que todos os aspectos do bem, de seus elementos e condições constituintes sejam devidamente contemplados e avaliados na vistoria.

O serviço ainda deve ser realizado por um agente externo ao processo de locação, sem relação comercial com qualquer das partes, visando garantir a imparcialidade das informações contidas no laudo de vistoria;