VISTORIA CAUTELAR

O Laudo de Vizinhança ou Vistoria Cautelar, é o documento legal que respalda construtoras e incorporadoras de ações judiciais em casos de danos causados a imóveis lindeiros de uma obra. A vistoria é realizada nos imóveis localizados na área de abrangência de um canteiro de obra, onde é feito um registro fotográfico e escrito do padrão construtivo, tipologia, idade estimada, estado de conservação, tipos de revestimento e de eventuais anomalias e falhas existentes nos sistemas construtivos dessas edificações.

QUEM CONTRATA O SERVIÇO

Toda empresa responsável pela obra tem a obrigação de fazer o laudo e fornecer uma cópia ao proprietário, mas em caso de descumprimento da construtora o proprietário do imóvel localizado na área de abrangência pode contratar o serviço como um respaldo e em caso de eventual dano poderá ser ressarcido tanto pelo laudo como pelos serviços.

 

O MORADOR PODE SE RECUSAR A VISTORIA?

Sim, o morador pode se recusar a receber os vistoriadores, neste caso, a empresa que emite o laudo enviará um comunicado com aviso de recebimento e em caso de danos pós início da obra não terá como provar tais danos.

 

 

QUEM FAZ A VISTORIA?

A vistoria é dirigida por um Engenheiro e pode ser acompanhada por outro profissional para auxiliar no levantamento dos dados.